sexta-feira, 9 de abril de 2010


Os Primeiros Combates: “Ai sim a Cobra fumou”

A FAB entrou em seu primeiro combate em meados de setembro de 1944 na região perto do rio Serchio, ao norte da cidade de Lucca obtendo varias vitorias significativas como as tomadas das cidades de: Massaro, Camaioresa e Monte Prano. Somente em Outubro a FAB teve suas primeiras baixas pesadas e números de mortes mais significativas junto a região conhecida como Barga.
Porém, devido aos sucessos das campanhas de setembro a FAB foi incumbida com a missão de sozinha tomar a região próxima a Monte Castello chamada de Belvedere e seus arredores no espaço de alguns dias para sim abrir caminho e acabar com as resistências locais antes que o restante das tropas aliadas chegassem ao local.
Apesar de todos os avisos do comandante da FAB de que tal missão era impossível de ser concluída com tal pequeno contingente de soldados e só sim com um ataque simultâneo de um batalhão do atacando simultaneamente as regiões dos morros próximos a FAB seguiu nessa campanha que culminou com um total de mais 100 soldados Brasileiros mortos antes dos ataques finais a Monte Catello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário