sexta-feira, 9 de abril de 2010


O Brasil na Segunda Guerra Mundial: Sim nos estivemos Lá.

Afinal de Contas, o que fomos fazer La?
Você pode não saber, e se souber provavelmente só ouvi de relance rapidamente, mais o Brasil mandou sim uma força considerável para combater o Eixo na Itália e Normandia (cerca de 25.000 homens e 8 pilotos da FAB).Mais Afinal de contas, o que fomos fazer em uma Guerra que ate Os E.U. A não estava ligando? (Ate Pearl Harbor).Bem,Leia abaixo e você entendera como nos metemos nisso.

O Começo.

Desde o começo da Guerra em 1939 o Brasil se manteve Neutro (entenda-se em cima do muro) em relação a quem se unir a nenhum dos lados e tentar explorar de todas as formas a as vantagens oferecidas por ambos os lados. Isso, porém durou ate 1942 (quando após os E.U. A cederem uma siderúrgica que Alemanha não teve condições de ceder) o Brasil cedeu à posição estratégica de Fernando de Noronha para reabastecimento de Submarinos e Navios Americanos.
A partir desde mesmo ano começaram os torneamentos Alemães a navios Brasileiros em nossas costas litorâneas,operação essa ordenada pessoalmente pelo próprio Hitler que visava interromper ou ao menos dificultar o envio de equipamentos e mantimentos a Inglaterra.
Os ataques também tinham a finalidade de manter o Brasil em sua “Neutralidade”, pela forma da intimidação do medo ,enquanto os agente nazista e fascista faziam sua parte divulgando e espalhando boatos que os bombardeios eram obra Anglo-Americana com a finalidade de trazer o Brasil ao lado Aliado (meio sem sentido isso).
Porém, estranhamente a opinião publica não se deixou enganar (claro que as declarações arrogantes transmitidas pela radio Berlim ajudaram a esclarecer as coisas)e comovidas pelas mortes (assim como na 1º Guerra Mundial) exigiram medidas enérgicas,o que acontece em 22 de Agosto do mesmo ano quando o Brasil oficialmente declarou guerra contra Alemanha Nazista e a Itália Fascista.
Porém somente quase 2 anos depois da declaração de Guerra o Brasil enviou seu primeiro contingente de tropas em 4 de Julho de 1944 sob o comando do General João Batista Mascaranhas de Morais,a famosa FAB (Força Expedicionária Brasileira,) com destino a Nápoles ( Região da Itália sob comando dos Aliados) para um curto período de Aclimação e treinamento.
Esse período demonstrou nosso enorme despreparo para uma ação militar desse porte, nossas tropas estavam completamente despreparadas para combates em terrenos de inverno e floresta típicas da Região e para piorar nosso curto treinamento havia sido ministrado por tropas Francesas que ainda assumiam estratégias antiquadas e ultrapassadas(tinham que ser os Franceses).Nossa Aeronáutica estava começando a engatinhar e nossa marinha não tinha a menos condição de combater os submarinos Alemães.Assim,dessa forma fomos integrados a 20ª Divisão Aliada em Combate na Itália ,que era basicamente uma torre de Babel contanto com combatentes dos mais diversos lugares como : canadenses, neozelandeses, australianos, sul-africanos, indianos, quenianos, judeus, árabe,francesas,marroquinos, argelinos, senegaleses, poloneses, tchecos e gregos.
A FAB foi integrada ao 4º Corpo Estudiniense, tropas essas que estavam sob o comando do General Americano Willis D. Crittemberger, que pro sua vez respondia Ao famoso General Americano Mark W. Clark.

Um comentário:

  1. eu curti mto o seu blog , num geral .
    vse er mto cautelozo naquilo que posta , no que diz e no qe passa pra quem visita o seu blog, sempre despertando interesse .
    ta de parabens heim ! sucesso no seu blog e em tudo na sua vida : )

    por : Gslayne

    ResponderExcluir