sexta-feira, 9 de abril de 2010


A Batalha por Monte Castello

Cerca de 3 meses de combate intenso e mais de 400 Soldados Brasileiros mortos marcam a historia do conflito que ficou conhecido por marcar a presença da Força Expedicionária Brasileira e se fincou na nossa historia como uma das maiores (se não a maior em grandeza e importância) batalha já travada pelo exercito nosso Brasileiro.
O lugar conhecido como Monte Castelo ficava situado na região de Bolonha, região de altos morros, perfeitos para a defesa do território do Sul da Itália, sendo defendida pelo 14º Corpo Panzer, 51º Corpo de Montanha e 232ª Divisão de Granadeiros (Infantaria) sob o comando do General Barão Eccart Von Gablenz, um veterano de Stalingrado.Essas divisões juntas totalizavam um numero de 9.000 soldados muitos deles veteranos entre a faixa etária de 17 ate 40 anos sendo que os soldados mais experientes estavam defendiam a parte frontal do monte e os mais jovens compunham o corpo de fuzileiros de apoio da divisão Panzer que mesmo não tento a mesma disposição do começo da Guerra seriam a mais difícil tropa que nossa força Expedicionária havia enfrentado ate agora.

O Primeiro Ataque

Cabia então a FAB trabalho mais difícil (Brasileiro se ferra em todo lugar mesmo) tomar a grosso frontal de Bolonha, porém havia um grande problema, nossas tropas ainda não tinham a experiência necessária de entrar em combate com tropas TAM experiente e TAM bem posicionadas como estas, mais já que o General Clark tinha como Cronograma conquistar a região de Castello antes do natal cabia a FAB conquistar essa experiência na marra (ou melhor, na bala).
Assim sendo em 24 de Novembro o 3º Batalhão da FAB se uniu ao 45º Corpo do Exercito americano para o primeiro ataque a Monte Castello.Ataque esse que ocorreu no daí seguinte que ate que começou bem com os soldados Americanos conquistando o monte vizinho a Castello Monte Belvedere assim como outras posições próximas significativas,porém ao final do dia a 232º Divisão do Exercito Alemão lançou uma contra ofensiva retomando todas as posições conquistadas com exceção de Beldevere,forçando os soldados Brasileiros recuarem.
No dia 29 de Novembro foi organizado o segundo ataque a Castello, sendo esse seria executada quase em sua totalidade pelo 1º Batalhão da FAB contando apenas com o apoio de retaguarda do Grupo de tanques e fuzileiros Americanos, porém um fato imprevisto ocorrido horas antes da operação cancelou os planos do ataque. Em mais um contra-ataque as tropas Alemãos conseguiram retomar o ponto de Monte Beldevere. Por alguns instantes os comandantes pensaram em cancelar o ataque mais após alguns debates a estratégia foi mantida e o novo ataque foi mantido as 07h00min.
Para piorar o tempo ruim com chuva forte e céu encoberto deixaram impossível o avanço de tanques.O grupamento da FAB inicialmente conseguiu um bom avanço em direção a tomada do ponto mais novamente foi parado em um mais contra ataque violento do exercito Alemão ,deixando o grupamento FAB de volta a estaca zero ao final da tarde.
Em 5 de Dezembro o General Mascaranhas de Morais recebe uma nova ordem do 4º corpo do Exercito aliado:”Tomar o cume de Monte Castello de qualquer forma”,ou seja ,depois de 2 tentativas frustradas cabia a FAB levar mais bala e tomar o local,e assim foi efetuado 7 dias depois,no dia 12 de Dezembro dada essa lembrada ate hoje como uma das mais sangrentas da historia do exercito Brasileiro.
Inicialmente a FAB conseguiu verdadeiros milagres na retomadas, houve muitas posições retomadas de pontos, mais o pesado fogo Alemão causou o maior numero de baixas desde o começo da Batalha totalizando 150 mortos sendo esses 20 Brasileiros, ao final do dia o General Mascaranhas tinham como convicção que a retomada do cume só seria possível com um ataque de todas as unidades disponíveis do 4º Regimento do Exercito Aliado na Itália.

O Ataque Final

O nome da Ofensiva foi batizado de Encore e novamente consistia em usar o corpo da FAB como exercito principal na invasão do cume (Brasileiro sempre se fode mesmo) .Dessa vez o comando do ataque estava com o Comando do General Mascaranhas de Morais ,contando com o apoio da 10ª Divisão de Montanha dos Estados Unidos, tropa de elite, que tinha como responsabilidade tomar o Monte della Torracia e garantir, dessa forma, a proteção do flanco mais vulnerável do setor.
Assim sendo no dia 20 de fevereiro teve inicio o ataque as 06h00min da manha O ataque começou às 6 horas da manhã, o Batalhão Uzeda seguiu pela direita, o Batalhão Franklin na direção frontal ao Monte e o Batalhão Sizeno Sarmento aguardava, nas posições privilegiadas que alcançara durante a noite, o momento de juntar-se aos outros dois batalhões. Conforme descrito no plano Encore, os brasileiros deveriam chegar ao topo do Monte Castelo às 18 horas, no máximo - uma hora depois do Monte della Torracia ser conquistado pela 10ª Divisão de Montanha, evento programado para as 17 horas. O 4º Corpo estava certo de que o Castelo não seria tomado antes que Della Torracia também o fosse.
Entretanto, às 17h30, quando os primeiros soldados do Batalhão Franklin do 1º Regimento conquistaram o cume do Monte Castelo, os americanos ainda não haviam vencido a resistência alemã. Só o fariam noite adentro, quando os pracinhas há muito já haviam completado sua missão, e começavam a tomar posição nas trincheiras e casamatas recém-conquistadas. Grande parte do sucesso da ofensiva foi creditada à Artilharia Divisionária, comandada pelo General Cordeiro de Farias, que entre 16h e 17h do dia 22, efetuou um fogo de barragem perfeito contra o cume do Monte Castelo, permitindo a movimentação das tropas brasileira.

8 comentários:

  1. Muitissimo interessante o texto anjo,curti muito mesmo...Ficou otimo e nenhum pouco cansativo ou chato (se bem q eu sou suspeita né...adoro tudo relacionado a SGM haha)...Mas ru gostei muito...Parabéns e quando tiver novas matérias ja sabe só avisar hehe ^^

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É uma pena que o nosso exército estava engatinhando quando a 2°Guerra começou.
    O texto prende a nossa atenção mostrando que uma pequena ajuda é possível conquistar um território.
    Desde 1822 o Brasil aprendeu ficar em cima do muro culpa do Dom João... hehe
    Avisa quando tiver mais textos super interessantes como esse ou de outros temas.

    ResponderExcluir
  4. Interessante eu particularmente não sabia que tinha acontecido tanta coisa assin

    Blog tambem é cultura ^^

    ResponderExcluir
  5. Tirando alguns erros de portugual, pontuação e disposição do texto.
    Em pesperctiva a narrativa se manteve otima,
    agora me pergunto cade a historia escrita ou na escola sobre esses comfrontos e nossos humildes e "corajosos". rs

    alias, FAB deveriam se chamar depois do fato, expedicionária ksksksk

    e o que esses pontos "estratégicos" contribuiam afinal para o maior na guerra?
    por favor me relembre o que é "stalingrado"?

    ResponderExcluir
  6. como nosso hairhand disse, "pena que nosso exercito estava engatinhando",
    pois da vem nossa credibilade.

    ResponderExcluir
  7. Olha, eu nem me interesso por blogs deste tipo que abordam temas mais sérios. Mas sou obrigado a comentar: cara, que post FODA! Não fazia idéia de como havia sido a participação do exército brasileiro na 2° guerra até então. Muito interessante o texto, de verdade. Deixo aqui meusparabens.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito dessa parte histórica do blog. Parabéns para o Dono deste, porém hoje em dia são poucos aqueles que realmente se interessem por histórias e fatos que aconteceram a algum tempo atrás. Isso só nos mostra que ainda existem Jovens que possuem interesse em explorar e em conhecer fatos importantes.

    Parabéns, e agora ..
    Vou ler mais um pouquiinhO !!!

    Bjos

    ResponderExcluir